A S S O C I A Ç Ã O   D E   D E F E S A   D A   S A Ú D E   D O   F U M A N T E       Tornar página inicial     Adicionar a Favoritos

Fundada em Fevereiro de 1995
Declarada de Utilidade Pública Municipal

 Inicial         Contato        Filie-se

 

   

Últimas Notícias

Fumar mesmo que ocasionalmente pode lesar as artérias

Fumar cigarros mesmo que ocasionalmente pode impedir o funcionamento das artérias, de acordo com um novo estudo da Universidade da Geórgia que usou ultra - som para medir como as artérias de adultos jovens saudáveis respondem às mudanças do fluxo sanguíneo. "A maioria das pessoas sabe que fumar um ou dois cigarros no final de semana não é bom para as artérias” disse o co-autor do estudo Kevin McCully, um professor de cinesiologia da Escola de Educação da UGA, "mas o que ainda não sabem é sobre o que nosso estudo mostra: a redução da função persiste até a semana seguinte, e até mais do que isso”.

Estudos anteriores demonstraram alterações da saúde arterial em pessoas sadias que fumam regularmente, disse McCully, mas o que nos surpreende sobre esse achado é que as pessoas avaliadas no nosso estudo eram fumantes ocasionais (menos de um maço por semana) e não tinham fumado pelo menos nos dois dias anteriores a realização do exame com ultra – som. O estudo que foi divulgado em uma edição online do Journal

Ultrasound in Medicine and Biology mostrou que as artérias de fumantes ocasionais têm uma resposta 36% menor às mudanças do fluxo sanguíneo do que as artérias de não fumantes.

McCully explicou que quanto mais saudável for uma artéria mais ela responde às mudanças do fluxo sanguíneo. Uma redução na capacidade de resposta, conhecida como redução da capacidade de dilatação mediada pelo fluxo sanguíneo, é um sinal precoce de um dano arterial que geralmente prenuncia doença cardiovascular. Os pesquisadores recrutaram 18 estudantes universitários para o estudo, metade dos quais eram não fumantes. A outra metade fumava menos de um maço nos finais de semana e não tinha fumado pelo menos nos dois dias anteriores ao exame.

McCully reconheceu que o estudo utilizou uma amostra relativamente pequena e disse que são necessárias mais pesquisas para determinar se a alteração da função arterial é um fenômeno relativamente de curto prazo ou se causa danos no longo prazo. Mas afirmou que à luz dos achados da pesquisa, as pessoas não deveriam assumir que fumar ocasionalmente pode evitar os efeitos nocivos do tabaco.

"Nós detectamos um efeito concreto dos cigarros nas artérias, mesmo em pessoas jovens das quais se esperaria que fossem saudáveis “, disse ele.

Fonte : EurekAlert!

08 de outubro de 2008

Pesquisa : Occasional Cigarette Smoking Chronically Affects
Arterial Function

Ultrasound Med Biol. 2008 Sep 15. [Epub ahead of print]

Stoner L, Sabatier MJ, Black CD, McCully KK.

Department of Kinesiology, University of Georgia, Athens, GA,
USA; Lipid &

Diabetes Research Group, Christchurch Hospital, Christchurch,
NZ.

http://www.sciencedirect.com

Tradução – Divisão de Controle do Tabagismo/ INCA

Fonte : Por um Mundo sem Tabaco

 

© Copyright 2008 - ADESF - Melhor visualizado em 1024x768 pixels - Desenvolvido por Ivan de Castro